Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Página inicial > Resumo Interpretativo e Resumo Gráfico
Início do conteúdo da página

Resumo Interpretativo e Resumo Gráfico

Publicado: Segunda, 29 Novembro 2021 13:28 | Última Atualização: Terça, 31 Janeiro 2023 12:08 | Acessos: 1710

 

TECNOLOGIAS DE COMPUTAÇÃO APLICADAS EM IMAGENS DE ULTRASSONOGRAFIA DE OVÁRIO PARA IDENTIFICAR A GESTAÇÃO EM VACAS NELORE

Elaborado por André Cascalho Andrade e orientado por João Paulo Pacheco Rodrigues, Lucas Jacomini Abud e Tadeu Eder da Silva.

No manejo reprodutivo das fêmeas bovinas, a imagem gerada pela ultrassonografia é uma importante ferramenta que auxilia no diagnóstico gestacional e na seleção de animais aptos à reprodução. No entanto, a análise dessas imagens depende da experiência profissional do avaliador. Nesse contexto, tecnologias computacionais têm sido avaliadas para a interpretação de imagens na ultrassonografia humana. Entretanto, ainda há poucas informações científicas aplicadas à ciência animal. Para avaliar o uso desses recursos, utilizou-se 510 imagens de ovários coletadas de vacas nelore aos 30 dias após a inseminação artificial. O processamento computacional das informações ultrassonográficas foi avaliado buscando identificar vacas gestantes e não gestantes. Para isso, 05 diferentes redes neurais convolucionais foram utilizadas. Na fase de treinamento essas redes aplicam filtros sobre a imagem para obter uma série de mapas com características que revelam padrões específicos da imagem. Posteriormente, o modelo treinado avalia imagens novas que são utilizadas para testar seu desempenho. Os resultados demonstraram que um dos modelos (DenseNet121) obteve 78,8% de acerto ao classificar as imagens. Observou-se que as redes neurais convolucionais apresentaram potencial de indicar a gestação por meio das imagens de ovário aos 30 dias após a inseminação artificial. 

Figura 1. Fluxograma das etapas de avaliação do uso das redes neurais convolucionais para identificação de vacas gestantes e não gestantes por meio de imagens de ultrassonografia de ovário.

=============================================================================================

CELULARIDADE HEPÁTICA E COMPOSIÇÃO DA CARCAÇA DE NOVILHAS ZEBUÍNAS GESTANTES E NÃO GESTANTES

Elaborado por Gilmara Pinto Leite e orientado por Daiany Iris Gomes, Rafael Mezzomo e Mateus Pies Gionbelli.

Parte da demanda de carne no Brasil é atendida pelo abate de novilhas, em razão dessa categoria apresentar maior precocidade de acabamento quando comparadas aos machos. No entanto, tem sido observado o abate de novilhas gestantes. Porém, não se sabe ao certo, os motivos que levam produtores e frigoríficos comercializarem animais gestantes. Mas acreditase que, a comercialização com base no peso vivo, o aumento no consumo de matéria seca no início da gestação, a melhoria do escore de condição corporal e o desconhecimento dos índices zootécnicos estejam elencados como motivadores desta prática. Com o objetivo de trazer resultados que auxiliem produtores e frigoríficos a tomada de decisão foi avaliado a carcaça e o fígado de novilhas gestantes e não gestantes. Na carcaça, entre a 9ª e a 11ª costela, foi avaliada a proporção dos tecidos adiposo, muscular e ósseo e a composição química deste corte. No fígado foi avaliada a concentração de DNA, RNA e proteína total. Com o avançar da gestação, as novilhas diminuíram a quantidade de gordura na carcaça. As novilhas gestantes no terço final apresentaram menor proporção de gordura e maior conteúdo de DNA em comparação as não gestantes. Portanto, à medida que a gestação evolui as novilhas produziram carcaça com menor conteúdo de gordura e maior conteúdo de DNA no fígado, indicando alteração no metabolismo materno para dar suporte ao desenvolvimento do feto.

Figura 1: Efeito da gestação sobre a composição da carcaça e do fígado de novilhas zebuínas com o avançar da gestação. G1 = gestante no 1º terço; G2 = gestantes no 2º terço e G3 = gestantes no 3º terço.

=============================================================================================

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS E PRODUTIVAS DO Megathyrsus maximus cv. Mombaça SUBMETIDO A APLICAÇÃO DE LITHOTHANIUM CALCAREUM COM DOSES DE FÓSFORO.

Elaborado por James Luan N. Leite e orientado por Ricardo Shigueru Okumura e Eduardo Lucas Terra Peixoto.

As pastagens possuem grande relevância na produção de ruminantes e são consideradas uma fonte de nutrientes com baixo custo de implantação e manutenção. O estado do Pará possui características climáticas ideais para a produção de espécies forrageiras. No entanto, o solo apresenta acidez e baixos teores de P, que limitam o desempenho das forrageiras. Diante desta problemática ao longo dos anos, novas estratégias estão sendo estudadas para a otimização de adubos fosfatados minerais para que estes possam obter melhores rendimentos e suprir as necessidades das espécies forrageiras. O lithothamnium calcareum é um produto originário de algas marinhas que pode ser usado como um condicionador da adubação fosfatada, toda via, não se tem o acompanhamento da utilização deste tipo de produto em pastagens no estado do Pará. Com o objetivo de trazer informações que auxiliem a comunidade cientifica sobre a utilização deste produto, foi avaliado os parâmetros morfogênicos, estruturais e produtivos do capim Mombaça sobre a aplicação deste produto associado a doses de P (60, 80 E 100 kg). Observou-se que, fatores como a formação do P lábio e não lábio são determinantes na hora se se traçar estratégias para a adubação fosfatada na região e que este produto apresenta excelentes características de manutenção de atributos químicos do solo.

Figura1: Dinâmica experimental do fosforo no solo submetida aos tratamentos e avaliação morfogênica de forragem.

=============================================================================================

SUPLEMENTAÇÃO COM GORDURA PROTEGIDA DURANTE A SEGUNDA METADE DA GESTAÇÃO EM OVELHAS SOBRE A EXPRESSÃO GÊNICA, PERFIL HISTOLÓGICO E QUALIDADE DE CARNE DA PROGÊNIE

 Criado por Andrey de Sousa Miranda e orientado por Kaliandra Souza Alves

Durante a gestação, alterações na trajetória de desenvolvimento do músculo esquelético e adipócitos da progênie podem levar a impactos a longo prazo por meio de mecanismos conhecido como programação fetal. Em estudos, várias pesquisas são focadas em avaliar a suplementação proteica, no entanto pouco se sabe sobre os impactos provocados pela suplementação com gordura protegida ruminal e sua repercussão na prole a longo prazo. Desse modo, os objetivos deste estudo foram avaliar os efeitos da suplementação com óleo de soja protegido com sais de cálcio na dieta materna de ovelhas mestiças Dorper × Santa Inês durante a segunda metade da gestação na expressão gênica, perfil histológico e qualidade de carne da prole. Na metade da gestação, ovelhas receberam os seguintes tratamentos: (1) Controle (CON) – fornecimento de dieta basal formulada para atender as exigências nutricionais básicas de ovelhas gestantes de único cordeiro, ou (2) Suplementação com gordura protegida (CSSO) – dieta basal acrescida de suplementação com óleo de soja protegida com sais de cálcio recebendo diariamente 1,5g por kg do peso corporal. Avaliando os resultados, houve interação para área, perímetro e diâmetro das fibras musculares da progênie, com respostas favoráveis observadas para fêmeas CSSO em comparação aos demais tratamentos. Em nível molecular essa mesma resposta foi observada sobre a expressão relativa de mRNA do ZFP423 aos 15 dias de idade. Ao abate, o mesmo grupo também demonstrou maior expressão do PPARγ. Progênies CSSO apresentaram menor expressão do MyHC I e maior do PPARγ, e maior espessura de gordura subcutânea, espessura máxima de gordura sobre o Longissimus lumborum e perdas totais (cocção e descongelamento) que CON. Em aplicações práticas, a nutrição materna com sais de cálcio do óleo de soja durante a segunda metade gestacional altera a trajetória e crescimento fetal de forma dependente do sexo, em virtude da modificação no potencial de desenvolvimento pós-natal do músculo esquelético e tecido adiposo subcutâneo.

resumo grafico andrey

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.